Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

Por que vale a pena fazer intercâmbio?

Por que vale a pena fazer intercâmbio?
Acessibilidade
L L A- A+

Muita gente sonha com o momento de fazer a tão sonhada viagem para o exterior. Mais do que um simples passeio, uma grande parcela da sociedade tem o sonho de estudar fora do país. A gama de cursos e países é enorme, o que também aumenta a dúvida acerca das inúmeras possibilidades. Afinal, vale a pena fazer intercâmbio?

A resposta para nós é: Sim! A experiência de se aventurar no exterior é muito válida por muitos motivos. Veja abaixo os benefícios de fazer um intercâmbio.

 

Benefícios de um intercâmbio

Promove a prática do idioma

Seja inglês ou espanhol, uma vez que você chega aos países onde tais idiomas são oficiais, bate aquele frio na barriga. “Será que eu vou conseguir me comunicar?” ou  “será que vão me entender?” são perguntas comuns.  Se você não tem nenhuma familiaridade com o idioma, é muito importante começar seus estudos ainda no Brasil: um intercâmbio para aprender inglês ou espanhol é, sim, uma ótima maneira de ganhar fluência, aumentar o vocabulário e se adaptar a um novo idioma -- mas sem uma base sólida você poderá ter mais frustrações do que realizações. Já tem uma boa noção de idiomas? Então manda ver: assim, além de estudar naquele país, você será forçado a praticar a língua da região durante o dia inteiro. 

 

Cria independência e autoconfiança

Muitas pessoas sentem medo de ousar sair da rotina. É desafiador mesmo, mas o benefício que isso vai causar na sua vida será enorme. Além de praticar o idioma, você vai, instintivamente, se tornar mais independente.

Mesmo com a possibilidade de fazer muitos amigos, você estará sem a segurança de seu país e família. E isso é ótimo, pois você aprende que é possível se virar sozinho em outro país. Esse sentimento de empoderamento cria um novo mundo de possibilidades na mente de quem tem a experiência de fazer um intercâmbio. Decisões e experiências após o intercâmbio serão muito mais fáceis de abordar.

 

Incentiva aceitar e lidar com as diferenças

O mundo é muito grande e repleto de países com culturas totalmente diferentes da nossa. Assim, quando fazemos intercâmbio, aprendemos a conviver com novos costumes, idiomas e tipos de pessoas. 

Esse aprendizado não se limita apenas à viagem. Ele é transportado para a vida! Quando viajamos para outro país, aprendemos a olhar as diferenças com mais empatia e a abraçá-las de modo a agregar algo à nossa vida pessoal e profissional.

 

Quanto tempo de intercâmbio é necessário para ficar fluente?

Essa pergunta é muito frequente por parte de pessoas que querem fazer intercâmbio. Mas a resposta para ela vai depender de três pontos:

 

Qual o objetivo do seu intercâmbio?

Tem gente que opta pelo intercâmbio para aprender um idioma ou ganhar fluência, e outras que preferem ir para fazer algum outro curso de seu campo profissional. Se o seu objetivo for aprender um idioma, você irá focalizar muito mais o aprendizado e prática da língua. 

 

Qual o seu nível de inglês pré-intercâmbio?

Se você já tem uma base do idioma que quer aprender, pode ser que fique mais fácil para você colocá-lo em prática. Mas isso não significa necessariamente que você vai ficar fluente mais rápido do que quem começou do zero. Veja abaixo. 

 

Qual o seu grau de comprometimento com a prática do idioma?

Esse é o tópico mais importante quando falamos em ser fluente em pouco tempo. Tudo vai depender do quanto você estuda, da frequência com que pratica e como você se comunica com os outros. 

Imagine que você está estudando em uma escola e conhece outros brasileiros. E aí vocês decidem se comunicar apenas em português. Essa atitude prejudica muito o caminho para a fluência, pois você perde a chance de praticar o idioma que quer aprender.

Por isso que muitas pessoas perguntam se um intercâmbio de três meses vale a pena, ou se é melhor estender o prazo. Tudo depende do seu grau de comprometimento com os estudos e com a imersão na experiência. Leve em consideração esses três tópicos que mencionamos para tomar a sua decisão -- e, claro, aproveite para planejar seu intercâmbio com uma agência de confiança. 

O CNA tem uma parceria com a BIL Intercâmbios, uma empresa que tem pacotes especiais para realizar o tão sonhado intercâmbio. E aí, já pensou para onde quer ir?