Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • Valentine's Day: aprenda receitas típicas dessa celebração e veja como a data é retratada na cultura

Valentine's Day: aprenda receitas típicas dessa celebração e veja como a data é retratada na cultura

Valentine's Day: aprenda receitas típicas dessa celebração e veja como a data é retratada na cultura
Acessibilidade
L L A- A+

Depois de aprender tudo sobre feriados como Thanksgiving e Día de La Hispanidad, vamos falar sobre curiosidades a respeito do Valentine's Day, outra importante data comemorativa em países de língua inglesa. O Dia de São Valentim, celebrado em 14 de fevereiro, é equivalente ao nosso Dia dos Namorados, que acontece em 12 de junho. Mas o evento não fica restrito ao amor romântico: ele também pode ser compartilhado com todas as pessoas queridas, como família, amigos, colegas de trabalho e até mesmo pets. Somente nos Estados Unidos, a indústria rende bilhões de dólares todos os anos. 

De acordo com o professor de inglês Jack B. Oruch, da Universidade do Kansas, há indícios de que o poeta britânico Geoffrey Chaucer (1343-1400) seria o responsável pelas noções contemporâneas sobre o Valentine’s Day. O escritor teria criado a conexão do seu santo favorito com romance porque era conveniente para a narrativa que estava escrevendo e também coincidia com o início da primavera no hemisfério norte. Além disso, “Valentine” soava melhor do que o nome dos outros santos de fevereiro – Santa Austraberta, Santa Eulália e Santo Ermenegildo. 

Gostou de saber mais sobre a data do Valentine's Day? Ela é sempre lembrada pela decoração com corações em tons de vermelho e cor de rosa, além das sobremesas açucaradas preparadas especialmente para demonstrar carinho por pessoas queridas.

 

Vários criadores de conteúdo aproveitam a ocasião para compartilhar suas receitas de doces típicos no hemisfério norte. Confira: 

 

  • Já ouviu falar do bolo Pavlova?

 

A receita perfeita do chef inglês Gordon Ramsay para o Dia de São Valentim é um bolo Pavlova com creme de framboesa e calda de chocolate. Leve, romântico e delicioso! 

 

  • Receitas com chocolate para derreter os corações…

 

Várias opções de sobremesa fáceis e rápidas para o Valentine's Day: bolos de  chocolate, bombons, cookies e muito mais! 

 

  • Aposte no Zabaglione se você curte doces mais sofisticados

 

Que tal um toque italiano nessa comemoração? O Zabaglione é uma sobremesa tradicional feita com ovos, açúcar e vinho. Misture frutas e aproveite. 

 

  • Quer provar uma sobremesa irreverente e romântica?

 

Agora uma viagem até o Japão com essas delícias super fofinhas: mousse de chocolate branco com morango, pêssego e abacaxi em formatos inusitados. 

 

  • Para um Valentine's Day mais clássico, veja essa receita!

 

Aposte no tradicional suflê de laranja com textura levinha e fácil de fazer em casa. 

 


 

Além de povoar o imaginário dos casais apaixonados, o Valentine’s Day caiu também no gosto da cultura pop. Assim como o Natal ou o Dia de Ação de Graças, o dia de comemorar o amor é retratado frequentemente em filmes, séries e músicas. Relembre alguns momentos: 

 

  • Uma narrativa recheada de desencontros que acontecem no Dia de São Valentim

 

O filme "Valentine's Day" (2010) conta a história de diferentes pessoas enquanto atravessam o dia de comemorações da data em Los Angeles. 

 

  • Valentine’s Day na Dunder Mifflin

 

Os fãs de The Office com certeza se lembram dessas cenas inesquecíveis. Nos Estados Unidos, a celebração é importante dentro e fora das telas.

 

  • Já reparou nessa canção do Bowie?

 

O músico britânico David Bowie nomeou como “Valentine’s Day” uma música do seu último disco The Next Day, lançado em 2013. 

 


 

Ficou apaixonado pela história do Valentine's Day? Como todas as datas comemorativas, o evento é recheado de símbolos, tradições e representações. A questão mais importante da celebração, no entanto, é lembrar as pessoas amadas e expressar afeto por elas. Independentemente de presentes ou grandes gestos, é uma oportunidade para se conectar com quem se ama.