Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

Como ensinar inglês para crianças de um jeito divertido

Como ensinar inglês para crianças de um jeito divertido
Acessibilidade
L L A- A+

Por que você quer saber como ensinar inglês para crianças? Talvez a resposta mais comum seja: para dar um bom futuro a elas. E mais do que proporcionar uma boa base para a carreira, aprender inglês durante a infância beneficia as capacidades intelectuais e cognitivas da criança. Uma pesquisa realizada pela Universidade de York, em Toronto, mostrou que as crianças bilíngues, além de saberem se expressar com o vocabulário do segundo idioma, também desenvolvem a capacidade de solucionar problemas lógicos de diferentes maneiras e lidam melhor com tarefas múltiplas.

A ciência demonstra que aprendemos melhor durante a infância. É que o nosso cérebro entende o outro idioma como parte de um todo comum, e não como uma língua diferente. Quando adultos, a influência do idioma materno é maior e coloca complexidade no aprendizado, além das questões de escassez de tempo, vergonha, investimento financeiro e a própria capacidade de memorizar novas informações. 

Crianças aprendem se divertindo!

Para Piaget, grande pensador e psicólogo suíço, quando atividades lúdicas são incluídas no ensino, a criança interage com o meio e assimila o conhecimento de maneira mais fluida. Para o pensador, brincar é parte ativa do conhecimento e do desenvolvimento cognitivo e intelectual. 

Como aprender inglês com jogos

Adicione elementos lúdicos, misture com o inglês e o resultado é aprendizado! Essa receita o CNA sabe de cor e salteado, afinal, as aulas para as crianças possuem uma metodologia divertida e cheia de jogos. Não estranhe se seu filho chegar em casa dizendo que brincou de jogo da memória, bola ou dominó! 

Além de aulas dinâmicas, o material didático está cheio de diversão! Para as crianças, a parceria exclusiva CNA e Disney transforma a maneira como o aluno enxerga a aula e as lições, afinal, ele aprende junto de personagens da Disney como Mickey, Minnie e companhia! Tudo isso torna o processo de aprendizagem mais natural e interativo, a criança cria uma verdadeira conexão com os personagens do material.

A tecnologia também precisa entrar na roda! Utilizar sites ou aplicativos educativos com jogos em inglês estimula o aprendizado fora da sala de aula também. Uma vez que as crianças já nascem inseridas no meio supertecnológico, que tal aproveitar o melhor que eles têm a oferecer? 

Confira abaixo alguns sites educativos e divertidos para o seu filho, sempre com a supervisão de um adulto:

FunBrain
PBS Kids
Awesome eats
Dream English
 

Aprender inglês com músicas 

Cantigas e músicas em inglês têm um grande papel no aprendizado dos pequenos. É que, com a repetição e a melodia, a criança internaliza mais rápido o vocabulário e as estruturas cantadas. Assim, a tendência é que ela repita as frases e palavras com naturalidade e contexto. O material do CNA para crianças possui músicas em todas as unidades! 

Aprender inglês com recursos audiovisuais

Assistir a vídeos, filmes ou desenhos animados em inglês facilita muito o entendimento do conteúdo pela criança. Além de ser um recurso que prende a atenção dos pequenos, os vídeos permitem o uso da imaginação, interpretação e repetição. Mais do que ter contato com os vídeos em aula, é importante que os pais incentivem os filhos a assistirem também em casa, afinal, quanto mais a criança se cercar de estímulos do idioma, mais ela vai se apropriar dele. 

Mais do que isso: o CNA conta com uma série de atividades para manter os pequenos entretidos e com um inglês cada vez mais afiado, como imagens para colorir, jogos de tabuleiro, de carta e de recortar.

Com tantas coisas para fazer, os pequenos vão ter horas e mais horas garantidas de diversão - e aprendizado!