Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

Hashtag: por que esse símbolo (#) é tão importante?

Hashtag: por que esse símbolo (#) é tão importante?
Acessibilidade
L L A- A+

Hashtag é uma palavra em inglês usada para nomear o símbolo do “jogo da velha”(#). Com o avanço da internet, este também se tornou um símbolo das redes sociais. No entanto, suas funções remontam a datas tão antigas quanto o hábito de riscar um “x” ou um “o” em um tabuleiro de linhas cruzadas.

Sabia que a tradução do inglês para o português de hashtag é cerquilha? O nome é pouco conhecido e exemplifica como o inglês está presente nas nossas vidas. Afinal, conhecemos mais o termo estrangeiro do que o nome em português, concorda?

Se você é um ávido usuário das redes sociais, com certeza já viu as famosas hashtags. Provavelmente, deve até mesmo ter usado hashtags em alguma postagem.

Mesmo quem é low profile e não usa com tanta frequência as redes sociais, já deve ter entrado em contato com o símbolo. Por exemplo, usando #love para quando você postar aquela foto ao lado de quem ama.

Mas, você já parou para pensar no real significado da hashtag e o motivo do aumento do seu uso nos últimos tempos?

Então, descubra agora tudo sobre as curiosidades desse verdadeiro ícone da cultura atual e aproveite para melhorar o seu inglês. Let’s do it!

O que é hashtag?

Mulher bonita segura o símbolo da hashtag acima da cabeça em fundo rosa

As hashtags representam uma forma de organizar os conteúdos na internet. Elas ajudam a encontrar, com mais facilidade, determinados temas no manancial de dados do mundo digital. Dessa forma, basta utilizar o símbolo # e em seguida colocar alguma palavra-chave.

Isso pode ser aplicado quando você quer tornar o seu conteúdo mais facilmente rastreável pelos usuários ou no momento de pesquisar algum tema. Ainda no exemplo de #love, pessoas interessadas por esse tema podem encontrar o seu post, ao pesquisarem.

As hashtags são tão populares no uso cotidiano que, praticamente, não percebemos suas especificidades. Isso porque, ao vermos alguém utilizando o símbolo em alguma rede social, apenas seguimos o exemplo.

Os estímulos visuais constantes das redes sociais facilitam a utilização dos recursos de forma espontânea.

Por exemplo, eventos transmitidos na internet usam uma hashtag e pedem que os seguidores também usem ao comentarem sobre o tema em suas redes sociais.

Qual é a origem da hashtag?

Antigamente, a hashtag era utilizada em sistemas numéricos e em linguagens específicas ligadas à computação.

Pensando nas redes sociais, elas tiveram início no Twitter, sendo utilizadas para descobrir o que as pessoas estavam publicando sobre determinado assunto.

O símbolo recebe diferentes nomes quando usado em países falantes de inglês. Confira:

  • Pound sign – sinal de libra
  • Number sign – sinal numérico
  • Hash – cerquilha.

Podemos dizer que atualmente as hashtags são como as sessões ou fileiras de grandes bibliotecas. Isso porque, como já reforçamos, ela organiza o conteúdo do que se espera encontrar na biblioteca chamada internet.

Por que utilizar uma hashtag?

As hashtags são usadas na busca de assuntos específicos, categorizando conteúdos encontrados na internet e nas redes sociais.

Ou seja, se uma pessoa quer ler algo sobre entretenimento, ela pode digitar na caixa de pesquisas de suas redes sociais ou em ferramentas de busca '#entretenimento' ou #entertainment, caso queira ter acesso a conteúdos produzidos na língua inglesa.

Muitos eventos de grande porte reúnem informações através de hashtags, como o #Oscar e a #CopadoMundo. Todas as postagens com essa classificação, e que usam as mesmas hashtags, aparecerão nos resultados de busca. Legal e prático, né?!

Algoritmo

Mulher preta feliz segurando e olhando o smartphone

A hashtag faz parte de um dos maiores segredos para o sucesso das redes sociais e da internet como um todo: o algoritmo. Relacionado à matemática e à ciência da computação, o algoritmo é um conjunto de instruções e comandos que visam trazer soluções.

Já percebeu como está cada vez mais fácil encontrar as informações que você gosta e precisa? Isso é por conta do algoritmo que está cada vez mais refinado e personalizado.

O uso de hashtags é um elemento importante para o algoritmo, pois, isso ajuda na análise sistemática dos dados. Lembra quando falamos que hashtags são como sessões de uma biblioteca? Então, é justamente a partir desse recurso, somado a outros, que o algoritmo consegue gerar instruções simples e exatas para resolver problemas.

Como saber inglês ajuda a entender mais sobre o assunto?

Hashtag é a junção de duas palavras da língua inglesa.

Hash + Tag

O significado de hash está diretamente relacionado ao seu símbolo — uma cerquilha, popularmente conhecida como cerca.

A tradução do inglês para o português de tag é etiqueta ou marcação. Assim, a palavra tem o sentido de indicar determinadas informações sobre um material ou objeto.

De modo simples, tag é como se fosse o “nome próprio” das coisas. Podemos pensar, por exemplo, em peças de roupa em lojas.

Elas têm etiquetas anexadas com informações sobre tamanhos e preço. Logo, essas etiquetas são chamadas de price tags, pois são pedaços de papel que trazem uma informação extra às roupas.

A gíria em inglês

Nos anos 2000, com a popularidade crescente de redes sociais como o YouTube e o Twitter, a hashtag virou praticamente um fenômeno pop. Tanto é que a palavra se transformou em gíria e foi muito usada em filmes e séries em inglês que comentavam sobre o mundo da internet.

Em inglês, especificamente, hashtag era muito utilizada, nessa época efervescente de descoberta das redes sociais, para resumir ou destacar um assunto. Atualmente, o uso nesse sentido pode soar caricato, então, cuidado.

Onde usar corretamente uma hashtag?

Mãos com unhas pintadas de vermelho segurando um smartphone que está com uma rede social aberta

Os profissionais de marketing digital e da área de publicidade em geral utilizam muito as hashtags. Afinal, são mercados que pensam na venda de produtos, serviços e ideias. Logo, quanto mais recursos para organizar o conteúdo, deixando o material mais visível para os futuros compradores, mais sucesso.

Os melhores usos nas redes sociais

Cada rede social tem hashtags específicas, sobre temas que são muito populares para os respectivos públicos. São os chamados “temas virais”.

TikTok

No TikTok, há muitos vídeos de Get Ready With Me, ou GRWM. Logo, torna-se popular o uso da hashtag que traduz essa expressão. Assim, os usuários conseguem buscar com mais facilidade todo vídeo que contenha essa estética. Outras hashtags virais são:

  • #POV (point of view): significa ponto de vista
  • #DIY (Do It Yourself): significa faça você mesmo
  • #Duet: para fazer duetos entre vídeos
  • #Commedy ou #Funny: para localizar vídeos engraçados.

Instagram

Quem nunca viu o famoso #tbt do Instagram? A hashtag icônica significa, em inglês, Throwback Thursday (quinta-feira da nostalgia).

O #tbt é até hoje muito utilizado para postar fotos de alguma época anterior ao presente. Viagens do ano passado ou qualquer outro momento que mereça ser relembrado ganham essa hashtag. Veja mais:

  • #nofilter: sem filtro, para usar quando a foto está sem efeitos de edição digital
  • #fashion: para quem quer encontrar dicas de looks e assuntos de interesse
  • #love: indica coisas que as pessoas amam, é uma das hashtags mais usadas;
  • #photooftheday: ao contrário do #tbt, para fotos tiradas em tempo real.

Twitter

Essa rede social é um dos lugares do uso de hashtags por excelência. Como mencionado, o Twitter foi um dos responsáveis pela popularização do símbolo.

Logo, por lá, a maioria das hashtags está atrelada aos temas da vez, separados em uma barra chamada trending topics. Ou seja, um assunto tendência, que muitas pessoas estão comentando em seus tuítes (os posts do twitter).

Por isso, muitas empresas, quando lançam produtos, criam as suas próprias hashtags. A estreia de uma música também conta com esse recurso, por exemplo.

YouTube

O YouTube é uma rede que surgiu em 2005 com o objetivo de publicar vídeos caseiros feitos por pessoas reais. É praticamente um “avô” ou “pai” do TikTok. Dessa forma, uma hashtag muito famosa por lá foi a de #vlog. Isso porque a palavra refere-se a um tipo de vídeo em que as pessoas relatam seu cotidiano. Conheça mais exemplos:

  • #minecraft: vídeos explicando como jogar Minecraft
  • #review: muito usada quando queremos saber mais detalhes sobre um produto específico
  • #unboxing: é um review em que se filma a retirada de produtos da embalagem.

Agora você já sabe que as hashtags compilam informações sobre postagens, precedidas sempre por #. Isso é feito para conseguirmos encontrar, com mais rapidez, os conteúdos nas redes sociais, como Twitter, YouTube, Instagram e TikTok. Logo, ela facilita a navegação dos usuários.

E então, este conteúdo vale uma #hashtag positiva? Se a resposta for sim, compartilhe agora este texto com seus pais, tios, avós e amigos interessados em descobrir melhor sobre o universo da internet.