Blog CNA

Hashtag: saiba tudo sobre a tão famosa expressão da internet

Hashtag: saiba tudo sobre a tão famosa expressão da internet

Se você é um ávido usuário das redes sociais que estão bombando no momento, você com certeza já viu as famosas hashtags. Você, provavelmente, já deve até mesmo ter usado hashtags em alguma postagem em suas redes sociais!

Para aqueles que não são muito familiarizados com redes sociais, hashtags são representadas pelo sinal popularmente conhecido como “jogo da velha” (#), e uma ou duas palavras sobre a foto ou postagem que as acompanha. Por exemplo: #love, para quando você postar aquela foto ao lado de quem você ama

Mas você já parou para pensar no real significado da “hashtag”? E o motivo de o uso desse símbolo ter crescido tanto nos últimos tempos? 

Como muitas coisas em nosso dia-a-dia, as hashtags se tornaram algo automático, algo que não recebe uma grande porcentagem da nossa atenção. Vemos alguém utilizando as hashtags em alguma rede social, seguimos o exemplo e, assim, dessa forma automática, simplesmente começamos a usá-las também.

Calma! Esse pensamento automático acaba aqui e agora!

Origens de “hashtag”

O símbolo chamado, aqui no Brasil, de 'cerquilha' ou 'jogo da velha' recebe diferentes nomes quando usado em países falantes de inglês: 'pound sign' (sinal de libra), 'number sign' (sinal numérico), 'hash' (cerquilha), etc. 

Antigamente, o símbolo era utilizado no universo matemático, em sistemas numéricos, e em linguagens específicas ligadas à computação; porém, com o constante uso e desenfreado crescimento das redes sociais, o símbolo assumiu mais um nome: hashtag.

As hashtags são usadas na busca de assuntos específicos, categorizando conteúdos encontrados na internet e nas redes sociais. Elas tiveram início no Twitter, sendo utilizadas para descobrir o que as pessoas estavam publicando sobre determinado assunto. Ou seja, se uma pessoa quer ler algo sobre entretenimento, ela pode digitar na caixa de pesquisas de suas redes sociais ou em ferramentas de busca '#entretenimento' ou '#entertainment', caso queira ter acesso a conteúdos produzidos na língua inglesa. Muitos eventos de grande porte reúnem conteúdo através de hashtag, como o #Oscar e a #CopadoMundo. Todas as postagens com essa classificação, e que usam as mesmas hashtags aparecerão nos resultados de busca. Legal e prático, né?!

Quando olhamos para uma das palavras que compõe 'hashtag' isoladamente — 'tag' — e seu significado em inglês, conseguimos entender ainda melhor o porquê de sua aderência em redes sociais ser tão frequente.

Significado de hashtag

O significado de “hash” está diretamente relacionado ao seu símbolo, que parece. Uma cerca – o significado literal da palavra! Entretanto, a palavra “tag” é muito importante para a composição da 'hashtag'.

Analisada individualmente, 'tag' recebe o significado de um pedaço de determinado material que é anexado a outro objeto, e que contém informações adicionais sobre o mesmo. 

Podemos pensar, por exemplo, em peças de roupa em algumas lojas. Todas as peças têm etiquetas anexadas a elas, as quais trazem informações como preços. Podemos chamar essas etiquetas de 'price TAGS', pois são pedaços de papel que trazem uma informação extra às roupas.

Então, hashtags não são nada além de informações extras sobre postagens,  precedidas por #, que cria uma distinção entre outros textos convencionais.

Basicamente, “hashtag” faz sentido literal para os falantes de inglês, e ainda facilita a navegação dos usuários.

Para saber mais sobre o vocabulário das redes sociais e descobrir o significado das hashtags mais famosas da internet, é só conferir as nossas Hashlessons!

 

MATRICULE-SE JÁ
E-MAIL TELEFONE WHATSAPP