Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

Aprenda atividades de inglês para crianças!

Aprenda atividades de inglês para crianças!
Acessibilidade
L L A- A+

Qual era a sua brincadeira favorita na infância? Há atividades que foram tão repetidas nos seus primeiros dez anos de vida que podem adquirir uma influência definitiva em quem você é hoje. Por exemplo, ao pular em uma cama elástica, pode-se descobrir a vontade de ser um ginasta. 

Já que estamos falando de cama elástica, é impressionante o quanto as molas são capazes de se expandir a cada pulo. Ela é uma boa ferramenta para entender o funcionamento do cérebro nos primeiros quatro anos de vida. 

Nesse período, nossos circuitos cerebrais associados com a linguagem são mais flexíveis. Quando expostos a um idioma adicional, crianças conseguem aprendê-lo de maneira mais eficiente. É por isso que atividades de inglês para este público funcionam tão bem. 

Já imaginou uma criança falando as primeiras palavrinhas em inglês? Ou construindo frases simples? Não é preciso ficar só na imaginação! Ou melhor, aplique a sua imaginação no local certo para estimular ainda mais o aprendizado da língua inglesa para a criança perto de você. 

Descubra as melhores atividades para treinar inglês com crianças logo abaixo. 

Como despertar na criança o desejo de realizar atividades em inglês? 

Apresente novidades em uma mesma atividade. Isso pode ser mais simples do que você imagina. Mude a cor dos lápis, o espaço onde se realizam as brincadeiras e até as roupas que você ou seu filho usam — fantasiem-se! Entenda que tudo pode ser uma chance para aumentar a criatividade e o aprendizado. 

Uma das principais questões do aprendizado de qualquer conteúdo é conseguir manter, diariamente, o contato com o tema.

Com esses estímulos, isso pode ser alcançado. Em se tratando de uma língua, que é dinâmica e baseada em contextos de comunicação, a necessidade de praticá-la é ainda maior. Afinal, nunca perder o contato com o inglês é uma das premissas para a fixação de palavras, frases e conteúdos em geral. 

Quais são as melhores atividades para as crianças executarem em inglês?

Elencamos atividades básicas — com e sem computador — para facilitar a jornada de aprendizado do seu filho. Prepare a caneta para anotar todos os detalhes.

Jogos para brincar e aprender inglês sem computador 

Intercalar os momentos usando a tecnologia das telas digitais, com aqueles da vida real, ao ar livre, pode ser uma ótima fórmula para o desenvolvimento de uma criança. Por isso, separamos dois jogos para você experimentar com as crianças. Conheça: 

Mr. Crocodile 

Se você já brincou de “Elefantinho Colorido”, sabe que brincadeira é essa. Uma pessoa fica de costas para um grupo que, em coro, entoa: 

Mr. Crocodile, can I cross the river?/Senhor crocodilo, eu posso atravessar o rio? 

A pessoa de costas, então, elege uma cor em inglês. 

Os integrantes do grupo que não tiverem a cor eleita nas roupas precisam correr para cruzar o rio — pode ser uma linha desenhada no chão — antes de serem pegos pela pessoa no centro. 

Essa é uma ótima opção para fixar o aprendizado das cores enquanto se diverte. 

Hangman 

O jogo da forca pode ser utilizado para qualquer vocabulário que se queira ensinar à criança. 

Nesse jogo, além de treinar o alfabeto em inglês, a criança ainda memoriza o vocabulário escolhido pelo professor ou responsável. 

Atividades no computador 

Criança negra sorrindo usando headfones enquanto faz atividades no notebook  

Reunimos alguns sites gratuitos e confiáveis com atividades e jogos em inglês on-line. Reserve um horário do dia para sentar-se com a criança e aprender brincando com ela! Confira: 

Tudo o que é mais divertido é absorvido de maneira mais fácil. Esse é o pensamento do psicólogo e estudioso Jean Piaget. Para ele, brincar é parte ativa do conhecimento e desenvolvimento cognitivo e intelectual. Confira mais algumas sugestões de sites educacionais em inglês — para imprimir e on-line: 

Os sites mencionados são destinados a ajudar estudantes, principalmente crianças e iniciantes, a aprender inglês como segunda língua de forma divertida e interativa, através de jogos, atividades, canções, materiais imprimíveis e recursos educacionais diversos. 

Agora você já sabe onde encontrar boas atividades em inglês para fazer com as crianças. Lembre-se que essa é uma ótima forma de acompanhar a jornada de aprendizado e ainda criar boas memórias afetivas com ela. 

Sabia que o CNA conta com metodologias que envolvem a criança e que transformam o aprendizado em diversão? Entre em contato conosco e saiba os benefícios do nosso método de ensino