Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • Educação antirracista: 2 indicações em inglês para ampliar o seu repertório

Educação antirracista: 2 indicações em inglês para ampliar o seu repertório

Educação antirracista: 2 indicações em inglês para ampliar o seu repertório
Acessibilidade
L L A- A+

Você consegue ter o hábito de leitura em inglês? Um dos segredos para aprender a ler bem em um segundo idioma é procurar temas que despertem a curiosidade. Muitos desses conteúdos também ajudam você a construir novos olhares sobre outras pessoas.

Nesse sentido, entrar em contato com uma educação antirracista para aprender inglês facilita a aquisição de um aprendizado mais completo. Isso porque falar sobre a história e a cultura de pessoas negras de uma maneira saudável e produtiva exercita as funções cognitivas do nosso cérebro, em função do estudo do inglês.

Pensando nisso, selecionamos dois livros, sobre histórias de pessoas negras, importantes para te motivar a avançar nas capacidades de leitura. Aliado a isso, você contribui para conhecer melhor histórias menos estereotipadas sobre o tema.

O que é educação antirracista?

É todo tipo de aprendizado que envolve ações antirracistas. Isto é, conteúdos que apresentam formas mais saudáveis e empáticas de representar os desejos e as características de pessoas negras.

Por exemplo, na literatura, uma das formas mais populares de antirracismo é consumir histórias escritas por pessoas negras. Isso porque, historicamente, poucas escritoras e escritores negros tiveram suas produções literárias reconhecidas e divulgadas.

Ter acesso ao conhecimento dessas narrativas é uma forma de entender melhor os pontos de vista de pessoas negras sobre elas mesmas e sobre o mundo. É o caso de dois livros clássicos e que ainda precisam ser lidos por muitas pessoas. Veja logo abaixo.

The Autobiography of an Ex-Colored Man - James Weldon Johnson

Em português, “A autobiografia de um ex-negro”. O livro foi publicado pela primeira vez, de forma anônima, em 1914, nos Estados Unidos. Ao contrário do que se pensa, o livro não é uma autobiografia de fatos reais, mas sim, uma ficção.

James Weldon Johnson.

 

No entanto, essa informação só foi revelada em 1927, durante a publicação da segunda edição do livro, na qual o autor James Weldon Johnson é revelado. O livro levanta o questionamento principal de “como a sociedade norte-americana observa as pessoas negras?”.

Para quem sabe a importância de aprender mais sobre o racismo, o livro é essencial. A necessidade de estar atualizado sobre o tema pode ser um ótimo estímulo para tentar ler em inglês, avançando nas habilidades de leitura. Confira logo abaixo o audiobook completo do livro.

The Bluest Eye - Toni Morrison

O título do livro já apresenta um bom exemplo de aprendizado de gramática no idioma anglófono. Afinal, “bluest” é um superlativo em inglês. Isto é, aquelas palavras que usamos para atribuir uma característica extrema a algo.

Nesse exemplo, transformou-se a cor em inglês “blue” (azul) para “o mais azul”. Esse é um caso de palavras curtas e, assim, basta usar a regra de adicionar o “the” antes da palavra e o “-est” como sufixo em inglês.

“O olho mais azul” é o livro de estreia da autora negra Toni Morrison, nascida em Ohio, nos Estados Unidos. Esse primeiro romance conta a história do preconceito racial sofrido por uma menina negra, chamada Pecola Breedlove.

Toni Morrison.

 

O livro aborda temas fundamentais nas vivências das mulheres negras, como beleza e classe social. A autora é a única mulher negra a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, em 1993.

Educação antirracista é uma atitude essencial para saber lidar com as pessoas e o mundo de forma mais ética e moral. Por aqui, você já tem duas importantes leituras para dar o primeiro passo nesta luta e, ainda, avançar no seu nível de inglês.

Aprenda ainda mais e argumente bem em inglês sobre racismo. Quer saber como? Entre agora em contato conosco e escolha o curso de idiomas que vai ajudar você a ter novos olhares sobre o mundo.