Aprenda com o CNA quando se usa a ou an em inglês!

Não se engane pelo tamanho dessas duas palavrinhas: os artigos indefinidos “a” e “an” em inglês podem dar um nó na cabeça dos estudantes do idioma. É que, para quem não tem o inglês como língua materna, algumas regras gramaticais dessa língua podem ser bem difíceis de internalizar. Mas sem pânico: nós vamos mostrar quando se usa "a" ou "an" nesse texto.
O que é um artigo na gramática?
Antes de mais nada, precisamos nos lembrar do que é um artigo. O artigo, na gramática, é uma palavra que vem antes de substantivos e é utilizada para indicar quantidades e especificidades, por exemplo. Na gramática da língua inglesa existem dois tipos de artigos: o definido e os indefinidos.
- "A" e "An" = Artigos indefinidos em inglês
- "The" = Artigo definido em inglês
- A e An: Significado em inglês
Tanto o "a", quanto o "an" são artigos indefinidos em inglês. Mas o que isso quer dizer? Eles são utilizados para se referir a coisas não específicas e genéricas. Por exemplo:
- There is a cat on the street = Tem um gato na rua
- A cat = Um gato
Ou seja, o gato, na frase, não é um gato específico. A frase se refere a um gato de modo genérico.
Ainda com dúvida? Vamos a outro exemplo:
A woman won the lottery yesterday = Uma mulher ganhou na loteria ontem
A woman = Uma mulher
Nós não sabemos quem a mulher é -- apenas que ela ganhou na loteria. Por isso é um substantivo genérico e indefinido, identificado pelo artigo “a”.
Como usar a ou an em inglês?
Uma regra bem simples é a de ficar de olho nos sons de vogais e consoantes dos substantivos.
"A" = Utilizar quando o som da primeira letra do substantivo for uma consoante.
Exemplos:
- A book = Um livro
- A car = Um carro
- A woman = Uma mulher
- A man = Um homem
"An" = Utilizar quando o som da primeira letra do substantivo for uma vogal.
Exemplos:
- An envelope = Um envelope
- An animal = Um animal
- An apple = Uma maçã
- An avocado = Um abacate
Existem variações?
Sim, existem algumas variações da regra que mostramos no tópico anterior, já que muitas são atreladas à pronúncia das palavras. Por isso, os casos abaixo são especialmente importantes quando pensamos na regra do som das palavras.
Letra “H”
A letra “h” não é muda em diversas palavras em inglês. Alguns exemplos são “hot dog”, “house” e “habit”. Nesse caso, tudo continua como na regrinha anterior: Substantivo começou com consoante? Então é “a”!
- A hot dog = Um cachorro quente
- A house = Uma casa
- A habit = Um hábito
Mas quando a letra “h” é muda, ou seja, não é pronunciada em inglês e é seguida por uma vogal, vale a regra do som. Nesses casos, você deve utilizar o “an”. Por exemplo, a palavra “hour” tem o “h” mudo e a letra seguinte é considerada uma vogal. Você lembra o que acontece quando o substantivo começa com uma vogal? Isso mesmo: use "an".
- An hour = Uma hora
- An heir = Um herdeiro
Outros casos de pronúncia
Existem algumas palavras em inglês que são escritas com vogais mas a pronúncia tem o som de consoante. Veja alguns casos:
- A university = Uma universidade
- A uniforme = Um uniforme
- A unicorn = Um unicórnio
- A universe = Um universo
- A european = Um europeu
Todo idioma possui regras gramaticais que precisam ser memorizadas ou aprendidas. É normal que as dúvidas apareçam, afinal, o inglês não é a sua língua materna. O mais importante é estudar, aprender e ir cada vez mais longe!