Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • Procura novas oportunidades profissionais? Veja como começar a escrever um email em inglês

Procura novas oportunidades profissionais? Veja como começar a escrever um email em inglês

Procura novas oportunidades profissionais? Veja como começar a escrever um email em inglês
Acessibilidade
L L A- A+

No dia a dia das profissões que privilegiam o inglês como segundo idioma, habilidades como a conversação e escrita serão usadas diariamente. Se você tem dúvida sobre como começar a escrever um email em inglês, não se apavore, há algumas dicas que podem tornar o processo mais fácil. 

Nos países de língua inglesa, o indicado é "keep it short and simple" (mantenha curto e simples), e antes mesmo de iniciar o processo, se questione sobre a razão do contato. "Os seus emails são um reflexo de você. Todo email é uma oportunidade de se conectar com alguém, e se essa pessoa merece o seu tempo", explica a advogada e consultora de negócios Avery Bank à revista Forbes americana. 

Para a especialista, entender como escrever um email formal em inglês significa se aproximar dos seus objetivos. Afinal, o tempo é um capital importante, então se a comunicação não for clara, há a possibilidade de perder o contato.


Quer saber mais sobre como começar a escrever um email em inglês? Siga essas dicas e faça bonito no ambiente de trabalho: 

 

  • Pense sempre em quem vai receber o email 

Se você entrou em contato perto de algum feriado, não se esqueça de fazer uma saudação. Ou se a pessoa recebeu um prêmio ou nomeação, seja simpático e dê parabéns pela conquista. 

  • Atualize sobre as novidades

Você foi promovido ou mudou de área? Vale a pena atualizar brevemente o interlocutor sobre as suas últimas conquistas. Quanto mais as pessoas souberem sobre as suas vitórias, mais oportunidades profissionais começam a aparecer. 

  • Responda os 5 "Ws": "who, what, when, where and why" (quem, o quê, quando, onde e por que) 

Não poupe detalhes sobre o motivo do contato! Se você quer perguntar algo, faça prontamente a questão, ou se você deseja comunicar algo, coloque a informação no assunto ou no início do email. 

  • Checagem em primeiro lugar

A revisão é importante para entender se você está sendo claro e coeso no seu pedido. No caso de escrever e-mails em inglês, redobre o cuidado na construção das frases e nos detalhes. Por exemplo, tenha certeza que o arquivo está anexado, se você avisou no corpo do texto. 

  • Cuidado com a fake news

Sempre se questione sobre a veracidade das informações. Evite exageros ou superlativos na hora de escrever um email em inglês – seja franco sobre a real situação da questão. Se for um problema que precise de resolução rápida, adicione os prazos para manter o fluxo da equipe. 

 

Faça bonito na hora de começar a escrever email em inglês: 


Aos poucos, iniciar e finalizar um email em inglês não será mais um problema! Para evitar contatos desnecessários, entenda se o assunto é importante o suficiente para aparecer na inbox da pessoa. Além disso, preste atenção no título do email, e na organização do corpo do texto. Depois disso, revisão do tom e do conteúdo da mensagem. 


Na coluna "How to get every email returned" (como ter todos os emails respondidos), do jornal New York Times, os especialistas apontam algumas dicas. Entre os experts em comunicação corporativa, o segredo para escrever um email formal em inglês vem de saber bem o seu público e fazer perguntas. 


"As pessoas subestimam o valor de pedir o que querem. Não se desculpe, seja direto. Geralmente, as pessoas evitam pedir ajuda por terem medo de rejeição, ou se sentem ansiosas ou envergonhadas – mas os humanos são feitos para ajudar. Pesquisas mostram que estranhos estão mais aptos para ajudar do que imaginamos", comenta a jornalista Trish Hall, autora do livro "Writing to Persuade: How to Bring People Over to Your Side". 

Ainda no universo corporativo, a expert indica abandonar os jargões de cada área, porque além de tornar a mensagem impessoal, os clichês são facilmente evitáveis. Para fazer bonito na hora de escrever um email em inglês fique sempre atento ao contexto e tente entender como a pessoa vai receber o seu pedido.

Curte este tema e quer saber mais sobre como escrever um email perfeito, que passe a mensagem e a imagem que você deseja? Nos Upgrades do CNA – aulas temáticas de autoestudo disponíveis para alunos do CNA Net e do CNA PRO – existem atividades sobre e-mails transacionais e profissionais, bem como lições com dicas de boa comunicação e para te ajudar a enfrentar dificuldades que possam existir neste canal. Deixar de passar carão nos emails em inglês, pagando a partir de R$9,90? #TôDentro. 


Saber escrever um bom e-mail, adequado para cada ocasião, é necessário neste mercado de trabalho onde o digital se mistura com o físico.