Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • Entender para incluir: confira o e-book para auxiliar o ensino de pessoas com necessidades especiais

Entender para incluir: confira o e-book para auxiliar o ensino de pessoas com necessidades especiais

Entender para incluir: confira o e-book para auxiliar o ensino de pessoas com necessidades especiais
Acessibilidade
L L A- A+

O mundo vem evoluindo nas questões de políticas públicas com o objetivo de garantir e dar mais direitos às pessoas com deficiência, porém, vemos que diversas cidades, ambientes de trabalho ou até mesmo destinos turísticos ainda não oferecem a infraestrutura necessária para atendê-las. 

Outro aspecto relevante para inclusão desse público é promover o acesso pleno à educação. Nos últimos anos houve um aumento no interesse e na procura de pessoas com deficiência por cursos de idiomas, por exemplo. Diante desse cenário, o CNA desenvolveu um material gratuito para orientar o trabalho de professores com esse público em sala de aula.  

 É o "Entender para Incluir: guia CNA para o trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais". Disponível gratuitamente, o material aborda quatro síndromes ou dificuldades de aprendizado: Síndrome de Down, Autismo, Dislexia e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).  

Para cada um desses quadros, há estudos de caso para facilitar o entendimento pelo professor (e por outros profissionais das escolas), além de informações sobre o processo de ensino e aprendizagem para esses alunos. 

Esses estudos são importantes, pois os ganhos do processo de inclusão não beneficiam somente as pessoas com deficiência, mas também todos aqueles que fazem parte desse convívio. Colaboradores e demais alunos das escolas passam a ter a oportunidade de conhecer e entender seus desafios e potenciais. A inclusão promove a empatia e a solidariedade. Ao entender e aceitar o outro, passamos a entender e a aceitar nossas próprias necessidades especiais e, assim, nos tornamos mais equilibrados e generosos. 

Como educadores, queremos ir além das questões linguísticas de nossos cursos e trabalhar ações e valores éticos que contribuam para a uma comunidade mais justa e plural, fiéis ao nosso propósito de "educar para o desenvolvimento das pessoas e a construção de uma sociedade melhor". 

O CNA entende a importância da disseminação desse tipo de conteúdo e da desconstrução de medos e preconceitos, e por isso, disponibilizamos gratuitamente a versão digital do guia Entender para Incluir aqui.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O E-BOOK ENTENDER PARA INCLUIR