Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

Aprenda saudações em inglês para arrasar no exterior

Aprenda saudações em inglês para arrasar no exterior
Acessibilidade
L L A- A+

Nem só de Hello e How are you? vive o turista brasileiro que vai para os Estados Unidos ou Europa, por exemplo.

Quem já teve a primeira experiência internacional, sabe que conseguir se comunicar bem abre oportunidades para conhecer melhor os locais visitados. Afinal, utilizar as mesmas expressões do falante local pode estabelecer conexões sociais mais profundas.

Abra aí o bloco de anotações. Ao final deste artigo, você saberá frases coringa para se sair bem em viagens internacionais, mesmo com um inglês básico. Bora lá?

O que acontece quando você se comunica bem em uma viagem internacional?

Casal de turistas sorrindo do alto de um prédio com um mapa

Saber dizer Hello vai ser o suficiente na hora de embarcar para uma viagem internacional para Nova Iorque, por exemplo? Dificilmente. Observe dois cenários:

O primeiro: você fala o mínimo, usa a mímica, aponta, gesticula e consegue ser entendido, adquirindo as informações essenciais para se localizar, fazer compras e obter respostas simples.

O segundo: você utiliza expressões do cotidiano dos falantes do idioma e, com isso, cria conexões com eles. Logo, faz amizades, consegue as melhores dicas turísticas e acessa mais profundamente a cultura da cidade.

Nem precisamos responder qual o melhor cenário, concorda?

Comunicação boa não significa inglês perfeito

Você já se deparou com o mito do inglês perfeito? Imagina-se que ser fluente em uma língua é acertar todas as conjugações de verbos, ter um repertório ilimitado de expressões idiomáticas e vocabulário para não travar durante uma conversa.

No entanto, há muitas pessoas que formam laços sociais durante uma viagem internacional apenas com a inteligência de saber selecionar as melhores expressões para cada contexto. Seja inteligente e use o inglês que você conhece da melhor forma!

Esqueça o medo de que uma pessoa nativa responda você com outra saudação e emende um assunto, após o Hello!

Quais as melhores saudações em inglês?

Lazer, estudos ou negócios. Em qualquer um desses casos, as pessoas se preocupam sobre como falar inglês. Elas estudam como pedir informações sobre trajetos, como fazer pedidos em restaurantes, e até como falar sobre eventos no passado.

Como iniciar qualquer uma dessas conversas? Como puxar conversa — small talks — com alguém? Como cumprimentar aquele entrevistador da maneira ideal?

Ao falarmos sobre saudações, é importante mantermos em mente que existem diferentes tipos e estilos de saudações para as mais diversas situações e usos.

Saudações formais

Em situações mais formais, podemos usar formal greetings (saudações formais). Dê uma olhada em alguns exemplos abaixo:

  • Hello! = Olá!
  • Good morning! = Bom dia!
  • Good afternoon! = Boa tarde!
  • Good evening! = Boa noite! (apenas quando você estiver chegando a algum lugar e/ou cumprimentando alguém; o termo correto para se despedir e anunciar sua partida, é Good night!)

Essas expressões podem ser combinadas com titles (títulos), utilizados em situações que exigem um certo nível de respeito, como:

  • Sir = senhor, usado isoladamente e mais formal.
  • Madam = senhora, usado isoladamente e mais formal.
  • Mr. = senhor, usado com um sobrenome.
  • Mrs. = senhora, usado com o sobrenome do cônjuge.
  • Ms. = senhorita, com som /z/ no final, usado com um sobrenome, quando não sabemos se a mulher é casada ou solteira.
  • Miss = senhorita, com som /s/ no final, usado para mulheres jovens e solteiras de qualquer idade.

Preste atenção nesses exemplos:

  • Hello, Mr. Jones! = Olá, Senhor Jones!
  • Good afternoon, madam! = Boa tarde, senhora! (Em ocasiões mais formais)
  • Nice to meet you, Ms. Lee! = Prazer em conhecê-la, Senhorita Lee!

As expressões formais são perfeitas para contextos profissionais e acadêmicos, ou quando você conhece alguém mais velho ou sem intimidade.

Saudações informais

Já quando estamos entre amigos, familiares ou pessoas mais próximas, podemos usar informal greetings (saudações informais):

  • Hey! = Ei!
  • Hi! = Oi!
  • What's up? = E aí? Para responder a essa expressão, você pode optar por dizer o que você está fazendo, por exemplo, I'm studying for the test. (Estou estudando para a prova), ou pode dizer que nada de muito interessante está acontecendo, usando Nothing much.
  • How is it going? = Como vão as coisas? Como resposta, você pode utilizar Everything is great! = Tudo (está) ótimo! ou Work has been busy. = O trabalho está corrido.

Saudações em inglês são ótimas oportunidades de iniciar conversas e criar conexões. Uma viagem internacional facilita esse processo, ainda mais se você dominar algumas palavras e respostas, como as que foram apresentadas neste texto.

Curtiu o conteúdo e agora está preparado para arrasar na gringa? Aproveite e acompanhe o CNA no Instagram para mais dicas!