Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • Conheça os países que falam inglês como primeira e segunda língua

Conheça os países que falam inglês como primeira e segunda língua

Conheça os países que falam inglês como primeira e segunda língua

No ranking de línguas faladas como maternas, depois do mandarim e do espanhol, o inglês é a terceira língua mais falada no mundo. Agora você tem ideia de quantos países no mundo falam inglês como idioma oficial? 

Ao todo, cerca de 700 milhões de pessoas falam inglês como língua oficial, e mais 978 milhões falam inglês como segundo idioma. Nações como Austrália, Bahamas, Estados Unidos, Granada, Guiana, Grã Bretanha, Irlanda, Jamaica, Malta, Nova Zelândia, Porto Rico e Trinidad, falam o idioma como primeira língua

Mas como reflexo do processo de colonização e globalização, muitos países falam inglês como segunda língua. Neste caso, podemos contar com a África do Sul, Botsuana, Camarões, Fiji, Filipinas, Gâmbia, Gana, Índia, Lesoto, Libéria, Maurício, Malta, Namíbia, Nauru, Nigéria, Rodésia, Serra Leoa, Samoa Ocidental, Singapura, Suazilândia, Tanzânia, Tonga, Uganda e Zâmbia.

Do aspecto cultural, seja a indústria cinematográfica ou musical dos Estados Unidos, o sotaque americano se espalhou pelo mundo. No país, o inglês é o mais falado, seguido do espanhol, chinês, filipino e vietnamita. 

Entretanto, um fenômeno recente acontece por lá, o Anglocreep, "a adoção sutil de frases britânicas no dia a dia dos americanos". Na última década, devido aos diferentes intercâmbios entre os países que falam inglês como língua oficial, especialmente os britânicos, a língua vem mudando. 

"Nas últimas décadas, tivemos diversos escritores e editores britânicos no jornalismo e em Hollywood. Mas os americanos sabem que essas palavras são britânicas? Não tenho certeza se sim", comenta Lynn Murphy, professora de linguística na Universidade de Sussex, na Inglaterra, e escritora do livro "The Prodigal Tongue: The Love-Hate Relationship Between American and British English". 

 

O intercâmbio entre os países que falam inglês está só começando: veja quais substituições aconteceram nos últimos anos! 

 

  • "Holiday", em vez de "vacation", para férias 
  • "Flat", em vez de "apartment", para apartamento 
  • Expressões como "call my phone" se tornaram "ring my mobile" - ambas significam "ligue para o meu celular" 
  • Palavras como "cheers" (felicidades) para agradecer e "brilliant" (brilhante) para elogiar se tornaram comuns 

 

Para a estudiosa, alguns fenômenos culturais vem impactando gerações, causando a transformação. Entre eles, o sucesso da a franquia Harry Potter, além da popularidade de séries como Doctor Who e Sherlock. Ainda no universo televisivo, o sucesso de apresentadores de talk show como James Corden ou John Oliver ajuda a popularizar certas expressões. 

"Algumas expressões são adotadas porque soam legais e divertidas, ou também podem dar um novo jeito de falar algo que poderia soar grosseiro. Hoje em dia, os americanos tiram 'gap years' (ano sabático) e 'stand' (apoiam) nas eleições", explicou Lynn Murphy em entrevista ao jornal New York Times. 

Se olharmos do outro lado do oceano Atlântico, mesmo consumindo e assistindo muitas produções americanas, os ingleses não têm o hábito de adicionar novas expressões. Por conta do universo corporativo, expressões americanas podem aparecer, mas ainda assim, são minorias. 

Em ambos os casos, são vocabulários equivalentes para dizer as mesmas coisas com outras palavras. Entre os países que falam inglês, seja nos países da África que falam inglês ou aqueles na América do Norte, cada lugar conta com as suas especificidades. 

Para quem quer aprender inglês como segunda língua, descobrir algumas curiosidades sobre o idioma pode ser uma forma de expandir o vocabulário. Depois de conhecer quantos países falam inglês como primeira e segunda língua, que tal montar um roteiro de viagem que passe por algum desses lugares? Ou até mesmo sonhar com um intercâmbio para uma imersão total. Abra o seu leque de destinos e possibilidades! 
 

FALE NO WHATSAPP