Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • Especial literatura de horror: conheça os personagens mais assustadores

Especial literatura de horror: conheça os personagens mais assustadores

Especial literatura de horror: conheça os personagens mais assustadores
Acessibilidade
L L A- A+

Assustadores para além do Halloween, alguns personagens fantásticos como vampiros e lobisomens são tão marcantes que continuam sendo revisitados pela cultura pop ano após ano. Quem está aprendendo inglês no CNA e gosta de turbinar a rotina de estudos em casa, apostar em leituras ficcionais pode ser uma ferramenta importante no processo de aprendizagem.

 

Aqueles que gostam de literatura de suspense ou de horror, em particular, têm um prato cheio de opções: 

 

  • Drácula - Bram Stoker 

O irlandês Bram Stoker não criou o personagem, mas o popularizou em seu livro de horror gótico lançado em 1897. Antes dele, os vampiros já haviam aparecido em The Vampyre (1819), escrito pelo médico inglês John Polidori, e na poesia do século XVIII. 

  • Frankenstein - Mary Shelley 

A autora inglesa tinha apenas 19 anos quando começou a escrever o primeiro livro de ficção científica da história. A obra saiu em 1818 e pode ser classificada como um romance gótico. 

  • O médico e o monstro (Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde) - Robert Louis Steveson 

O escritor escocês publicou a novela gótica em 1886, a qual trata de múltiplas personalidades por meio da imagem do advogado londrino Gabriel John Utterson, Na história, ele busca entender o que aconteceu com o seu amigo Dr. Henry Jekyll e o malvado Edward Hyde.

  • Hughes, o Lobisomem (Hughes The WerWolf) - Elizabeth Stone (Sutherland Menzies)

A escritora inglesa publicou o primeiro conto sobre a imagem do lobisomem da literatura moderna, em 1838. Autora de obras de terror e suspense, usava o pseudônimo Sutherland Menzies. 

  • The Were-Wolf - Clemence Housman 

Mais conhecida pela sua participação no movimento sufragista, a britânica publicou o livro gótico sobre uma mulher lobisomem em 1896. Além dele, a ilustradora e ativista também publicou "Unknown Sea" e "The Life of Sir Aglovale de Galis" (ainda sem tradução no país). 

 

Esqueça os personagens de Dia das Bruxas, você vai se assustar com as histórias desses autores 

 

  • Edgard Allan Poe (1809-1849) 

Nascido na cidade de Boston, nos Estados Unidos, o escritor e crítico literário é um dos ícones do Romantismo em tramas envolvendo mistério e suspense. Ele também é conhecido como um dos pioneiros do conto e inventor da ficção policial. 

  • Stephen King (1947) 

Um dos autores mais traduzidos do mundo, o americano é conhecido por suas histórias de terror e ficção sobrenatural como "It", "Pennywise"e "O Iluminado" (The Shining). Com mais de 60 livros publicados, já teve histórias traduzidas em filmes e séries. 

  • Carmen Maria Machado (1986) 

Após ter contos e ensaios publicados nas maiores revistas literárias do mundo, a estadunidense nascida em Allentown, na Filadélfia, publicou o livro "Her Body and Other Parties" em 2017 com uma coleção de textos cheios de suspense e acontecimentos sobrenaturais. Lançou o primeiro romance de terror em 2019, o "Na Casa dos Sonhos" (In The Dream House: A Memoir). 

 

A ciência explica porque as pessoas são atraídas por histórias assustadoras

Algumas pessoas são capazes de se sentir bem lendo ou assistindo a situações de medo. O choque é capaz de liberar hormônios de bem-estar como dopamina, endorfina e serotonina – há até mesmo estudos sobre o tema. A socióloga estadunidense Margee Kerr, autora do livro "SCREAM: Chilling Adventures in the Science of Fear", é pesquisadora sobre o assunto: "Os neurotransmissores e hormônios são liberados e nos ajudam a lutar ou correr. Então, dessa mesma forma, a nossa atenção muda dos pensamentos abstratos pela necessidade de sobrevivência", explica Kerr em entrevista à emissora NBC News

 


 

Se você é do tipo de pessoa que se assusta com personagens de terror, tente ler durante o dia ou em ambientes com pessoas ao lado. Mas, acima de tudo, divirta-se no trajeto e aproveite para afiar ainda mais seu inglês!