Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

13 séries britânicas para você maratonar agora mesmo

13 séries britânicas para você maratonar agora mesmo
Acessibilidade
L L A- A+

Chocolate quente, luzes apagadas, tela do notebook ou TV ligada, cobertor e toda uma vida de pessoas desconhecidas para ter acesso e fofocar consigo mesmo ou com amigos.

Sim, estamos falando de séries.

Especificamente, as séries britânicas, que possuem um humor carregado de ironia e podem exemplificar um pouco da cultura do cidadão inglês.

Então, alguém aí pediu séries para ficar completamente obcecado? A entrega será realizada logo após a leitura deste texto. Descubra!

Quais as melhores séries britânicas para maratonar?

interface de serviço de streaming de vídeo

Se em algum momento você já agradeceu pela existência de serviços de streaming e a consequente infinidade de novas séries e temporadas disponíveis a cada semestre, então estamos falando a mesma língua.

Agora, também é uma boa aprender sobre outra língua, no caso o inglês, e uma das suas variações — o britânico. Abra o seu bloco de notas e prepare-se para a curadoria de séries que preparamos para você aprender mais sobre o inglês britânico logo abaixo. Acompanhe:

1. Fleabag

Todo mundo passa por momentos tragicômicos na vida. É aquilo: um pouco de tristeza, um pouco de risada. Ou: os dois juntos e o caos instalado. No meio de tudo isso, você pode imaginar que há uma câmera filmando suas ações, olhar diretamente para ela e fazer todas as expressões de alívio, incredulidade e sarcasmo.

“Fleabag” é uma série britânica, já finalizada, de apenas duas temporadas. Episódios curtos que acompanham a história de uma jovem mulher, moradora de Londres, que lida com problemas cotidianos da vida adulta. Morte, família, sexo e amizades. Gostou ou amou?

“Fleabag” encontra-se disponível no Amazon Prime Video.

2. Heartstopper

Essa série britânica tem ficado famosa como uma daquelas séries teens que muitos adultos LGBTQIA+ gostariam de ter assistido. Isso porque ela aborda os amores de adolescentes a partir de uma identidade de gênero mais plural e diversificada.

Dessa forma, “Heartstopper” conta a história de Charlie Spring e Nick Nelson. Eles vivem os desafios da adolescência, as descobertas dos amores e, claro, a diversão e a criatividade que essa idade pode proporcionar.

Você pode assistir “Heartstopper” na Netflix.

3. Sex Education

Por falar em temática adolescente, com muita diversidade de temas e ainda o sotaque do inglês britânico, “Sex Education” é uma ótima pedida. Acompanhe a jornada de descobrimento sobre a sexualidade e gênero de vários adolescentes. Tudo isso de uma forma educativa, responsável e divertida.

“Sex Education” está disponível na Netflix.

4. The Crown

Se o tema é série britânica, não poderia faltar uma produção sobre a história da Rainha Elizabeth II. “The Crown” é ganhadora de inúmeros prêmios, inclusive das disputadíssimas estatuetas do Emmy Awards e Globo de Ouro.

A primeira temporada tem início com o pai de Elizabeth no trono — George VI — e a série já chegou ao período conturbado dos anos 1990, envolvendo o polêmico casamento entre o príncipe Charles e a princesa Diana — Lady Di.

Por ser uma história da realeza, o inglês britânico é ainda mais formal, aristocrático e cheio de vocabulário sobre política e economia, além de permear diferentes épocas.

Onde assistir “The Crown”? Netflix.

5. Downton Abbey

Também é impossível não mencionar a aclamada “Downton Abbey”, talvez uma das maiores séries de todos os tempos. Além de ter um elenco de dar inveja em qualquer produção, ela também levou o prêmio, em 2016, de Melhor Série Emmy Awards (dentre muitos outros).

As seis temporadas acompanham uma família aristocrata inglesa do início dos anos1900. Além dos dramas familiares, a série britânica traz deslumbrantes figurinos de época e locações belíssimas.

Assim como “The Crown”, o inglês britânico também é bem formal nesta produção, já que estamos falando da aristocracia – o que fica claro no vocabulário utilizado entre os monarcas e seus empregados, de classes sociais completamente diferentes.

Mas não se assuste! Ambas as séries podem ser valiosas ferramentas para praticar o inglês, ainda mais se você pretende fazer intercâmbio para algum país pertencente às ilhas britânicas ou tirar certificados de Cambridge, como o FCE.

Veja “Downton Abbey” no Amazon Prime Video.

6. Game of Thrones

Fenômeno: essa é a palavra que define a jornada de “Game of Thrones” nas telas do mundo inteiro. Alguns episódios tiveram tanta espera e impacto, que casas, bares e estádios reuniram multidões, como se fosse a final da Copa do Mundo, para assisti-los.

A verdade é que “Game of Thrones” revolucionou as séries britânicas e trouxe de volta a fantasia, os efeitos especiais e a magia que faltavam nos enredos desde Senhor dos Anéis.

Dragões, política, um longo inverno e a luta pelo Trono de Ferro estão presentes na história que passou por oito belíssimas e premiadas temporadas – a maioria delas baseadas na série de livros do autor George R.R. Martin.

Boa parte dos atores da produção são britânicos e você pode se beneficiar disso tentando notar as nuances entre uma região e outra: um sotaque mais irlandês com Sir Davos (Ian Cunningham), outro mais escocês com Sir Jorah (Iain Glen), e outros bem inglês com Jon Snow (Kit Harrington), Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) e Sansa Stark (Sophie Turner).

Todas as temporadas de “Game of Thrones” estão no HBO.

7. Sherlock

Só pelo nome você já deduz que estamos falando de um clássico! Essa adaptação das obras literárias de Sir Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes, tem Benedict Cumberbatch (O Doutor Estranho, de Os Vingadores) na pele do detetive.

Ao seu lado, o grande Martin Freeman (O Hobbit) interpreta o Dr. Watson. 

Por ter aquele tom mais sarcástico do detetive e se passar nos dias atuais, a série “Sherlock” tem um inglês britânico bem menos rebuscado do que “The Crown” e “Downtown Abbey”.

Pegue o seu caderninho, anote cada nova palavra e se entregue às 4 temporadas dessa série incrível.

Onde assistir “Sherlock”? Netflix.

8. The Office

A série “The Office” foi um marco não só para o humor britânico, mas também para tudo o que viria depois.

“The Office” é um mockumentary – que significa a junção das palavras mock (zombar, debochar, em inglês) e documentary (documentário, em inglês). A série foi criada pelos talentosos Ricky Gervais e Stephen Merchant, e conta a vida cotidiana de um escritório corporativo na Inglaterra.

“The Office” ganhou uma versão norte-americana, que fez ainda mais sucesso, e acabou influenciando outras criações do mesmo gênero. Outra série de bastante prestígio, com o mesmo mote, é “Parks and Recreations”. 

Assista “The Office” no Amazon Prime Video.

9. After Life

Falando em Ricky Gervais, que participa da série mencionada anteriormente, “After Life” é estrelada e produzida pelo ator e diretor britânico. Mas, ao contrário de “The Office”, a série traz temas densos, como a morte e o luto, ainda que sob a ótica do humor ácido de Gervais.

A história se passa numa pequena cidade da Inglaterra e narra os acontecimentos que decorrem após a morte da esposa do personagem de Gervais (Tony). Logo, é possível aprender várias expressões britânicas.

Onde assistir “After Life”? Netflix.

10. The end of the f***ing world

Um adolescente que acredita ser psicopata encontra uma garota rebelde com grandes traumas: o encontro dos dois pode facilmente justificar o nome da série, uma adaptação dos quadrinhos homônimos de Charles S. Forsman.

Mergulhada no humor ácido e bastante sombrio, a trama aborda temas como assassinato, roubo, invasão de domicílio e abusos.

Para quem curte o gênero, a série pode ser uma boa oportunidade de treinar as gírias britânicas, já que é bem informal e cheia de referências atuais.

Confira as temporadas de “The end of the f***ing world” no Amazon Prime Video.

11. Black Mirror

De tão famosa que ficou, a série britânica ganhou até meme! Quem nunca ouviu a frase “isso é muito Black Mirror” internet adentro?

O tema central da produção britânica é o impacto da tecnologia na sociedade: quais as consequências da sua inserção cada vez mais presente nas nossas vidas?

Cada episódio de “Black Mirror” é um conto isolado de ficção científica que desperta debates importantes sobre o uso desenfreado das redes sociais, da internet e da tecnologia no geral.

Além de vencer inúmeros prêmios, a série foi uma das primeiras a criar um episódio interativo — “Bandersnatch”. Nele, você poderia escolher o final da história.

“Black Mirror” é uma ótima pedida para quem não tem muito tempo (ou paciência) para acompanhar longas histórias, já que a narrativa de cada episódio é única e não é preciso assistir tudo em ordem cronológica.

Onde assistir “Black Mirror”? Netflix

12. Peaky Blinders

Uma gangue de ciganos de Birmingham luta para sobreviver e imperar nos negócios, nem sempre legalizados, após o fim da Primeira Guerra Mundial.

A marca deles? Boinas com navalhas afiadas. Na hora da briga, a peça de vestuário vira arma de combate — blinder vem de cegar. Apesar do contexto um tanto violento, a série fala muito mais de política e de confabulações do que qualquer outra coisa.

Em “Peaky Blinders” também é fácil notar as sutilezas entre os sotaques britânicos. Por exemplo, a origem irlandesa de Cillian Murphy (Batman Begins) dando vida ao protagonista Tommy Shelby. Ou, ainda, o londrino Tom Hardy (The Dark Knight Rises), que interpreta o judeu Alfie Solomons.

Na série, esse choque de sotaques e realidades se dá graças ao contexto industrial da cidade de Birmingham.

Maratone “Peaky Blinders” na Netflix.

13. Monty Python

A grande maioria dos comediantes que você conhece hoje em dia tem alguma referência ou relacionamento com “Monty Python”. Esse clássico serve para você entender como o humor britânico funciona e ainda treinar sua rapidez para entender piadas em inglês!

Dá para assistir esquetes curtos, de 3 a 5 minutos, ou também dar boas gargalhadas com os longas, como “A Vida de Brian” e “Monty Python: Em Busca do Cálice Sagrado”.

Onde assistir “Monty Python”? Netflix e YouTube.

Com essa quantidade de séries britânicas para maratonar, lembre-se que há vida lá fora também, ok? Aproveite da ironia, do humor tragicômico, dos temas adolescentes e históricos com essa lista de produções audiovisuais. Prepare o lanche e let’s go!

Com um texto desses fica impossível não o compartilhar com os amigos para marcar de maratonar essas séries juntos, não é? Então faça isso já e adicione essa pauta nas próximas rodinhas de conversa.