Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

Como pronunciar 5 famosas expressões em inglês

Como pronunciar 5 famosas expressões em inglês
Acessibilidade
L L A- A+

A língua inglesa tem muitas diferenças do português e precisamos ficar sempre atentos à pronúncia de cada palavra. Por exemplo, na língua portuguesa, nós pronunciamos o “a” quase sempre da mesma maneira (exceto nas situações em que ele vem com o som de ã e â), como nas palavras “amora”, “ameixa”, “abadia” e “astróloga”. O “a” é sempre bem aberto e isso quase nunca muda.

Mas, em inglês, cada vogal e consoante pode ter uma particularidade! No caso do “a”, em inglês” ele pode ser pronunciado de muitos jeitos. Observe: “ancient”, “August” e “April”. Os três “as” presentes nessas palavras são pronunciados com sons distintos. Para não cair em ciladas, vamos aprender como se pronuncia essas expressões em inglês bem comuns no dia a dia!

I have no idea

Essa é uma das expressões em inglês que podem ser muito úteis na hora do bate-papo. Em vez de cair na mesmice e responder “I don’t know”, você pode adotar “I have no idea” expressão que significa “não faço ideia”. 

  • Para pronunciar o “have”, lembre-se de nunca dizer a última letra (“e”) e parar na consoante “v” . 
  • Para dar mais musicalidade à sua frase, tente pronunciar as palavras I, no e idea com mais ênfase do que o “have”. Chamamos essa técnica de sentence stress!
  • Intrusive /w/: Entre as palavras no e idea inserimos um som de /w/ para conectar esses sons de vogais e poder falar com mais fluência.
  • Ouça aqui a pronúncia correta

Ouça abaixo a pronúncia correta:

It’s high time

Sabe aquela série em que você espera dez temporadas para o casal protagonista finalmente ficar junto? Neste e em muitos outros contextos podemos utilizar a expressão em inglês “It’s high time”, que significa “já não era sem tempo”. 

  • Para pronunciar o “it”, preste atenção no som do “i”. Ele pertence ao grupo de palavras chamados “short vowels”, ou seja, “vogais curtas”, na tradução ao pé da letra. Em vez de pronunciar o “i” como em português (longo e melódico), esse “short i” é curto, como se as cordas vocais interrompessem o som pela metade. 
  • Já o “high”, é pronunciado igualzinho ao “hi”, de “oi” — mas os dois são escritos de maneiras diferentes, heim? Quando esse fenômeno acontece, chamamos de “homophones”. 
  • Por fim, temos dois aspectos importantes para observar em “time”  /ta?m/. O “t” não é pronunciado como estamos acostumados na língua portuguesa — a exemplo das palavras “tatu”, “tomar”, “tatuagem”. O t soa como uma bateria (instrumento musical) (ts, ts, ts). Ah, e atente-se no áudio dessa expressão  o som /m/, que é um som nasal.
  • Ouça aqui a pronúncia correta

As soon as possible

Hoje em dia, queremos tudo feito para ontem! A expressão em inglês “as soon as possible” quer dizer “o quanto antes”, perfeita para quando você precisa que o outro dê prioridade ao seu pedido. No inglês informal das redes sociais e mensagens de texto, é possível abreviar essa expressão para “asap”.

  • A palavra “as”, encontrada duas vezes na expressão, deve ter o “s” pronunciado com som de “z”;
  • Na palavra “soon”, note se está fazendo o som de “n” ou “m” na última sílaba. Dica: a  sua língua deve estar posicionada no céu da boca ao pronunciar a última consoante, o “n”;
  • Em “possible” (/'p??.s?.b?l/), note que existem dois schwa sounds: nas vogais “i” e “e”. Então, já sabe: schwa sounds devem ser curtos e bem fracos! Ouça no áudio para praticar!;
  • Outra dica importante para pronunciar essa expressão em inglês é conectar os sons “as”, “soon” e “as” — chamado de catenation no estudo de pronúncias do inglês. É bem simples: leia em voz alta como se as três palavras fossem escritas juntas: “asoonas”. Linkar sons é muito comum para os nativos da língua inglesa, principalmente no inglês americano. Muita gente pensa que os nativos falam muito rápido — o que pode ser verdade dependendo da pessoa — mas na maioria das vezes é só a conexão entre palavras em ação!
  • Ouça aqui a pronúncia correta

Break a leg

Dos bastidores dos palcos para as conversas informais, essa expressão em inglês não tem nada a ver com desejar coisas ruins para alguém. Muito pelo contrário, ela significa “boa sorte” ou “arrase”! Esse idiom (expressão idiomática) é muito usado na língua inglesa em diversos contextos.

  • Em “break” (/bre?k/), lembre-se de pronunciar muito bem o “k” e não adicionar nenhuma vogal aí e dizer “breiqui”— um vício de linguagem bem comum para os brasileiros;
  • Linking sounds: conecte o “break” com a vogal “a”. Sempre que uma palavra terminar com som de consoante e a próxima for uma vogal — e vice-versa, nós linkamos os sons, como se fossem escritos juntos, como em “breaka” (igualzinho o “as soon as”, lembra?);
  • “Leg” (/leg/), adicione seus conhecimentos de stop sounds e pare o som no som do “g”.
  • Ouça aqui a pronúncia correta

By the way

Se você quer expressões em inglês famosas e úteis para conversação, não se esqueça de incluir “by the way”, que significa, “a propósito”. Ela é ótima para conectar assuntos e deixar sua fala mais fluente.

  • Pronuncie “by” como o “bye” de tchau. É aquele caso de homophones que mencionamos anteriormente;
  • Um dos sons mais desafiadores para os alunos de inglês como segundo idioma é o TH sound (som de TH). Existem dois tipos de TH sound: voiced (com vibração das cordas vocais) e unvoiced (sem vibração das cordas vocais). Encontramos o voiced TH sound na palavra “the”. Ao pronunciar esta palavra, posicione sua mão na garganta: você deve sentir uma espécie de vibração ao dizer o TH. Algumas pessoas também brincam que esse som se assemelha ao barulho de uma abelha;
  • A palavra “way” (/we?/) é pronunciada igualzinho o fonema em parêntesis, substituindo o som de “a” pelo de “ei”;
  • By e way são as palavras enfatizadas nessa expressão. Por isso, não foque muito na pronúncia do the pois, nessa frase, ele menos importante e por isso passamos por ele rapidinho.
  • Ouça aqui a pronúncia correta

Assim como qualquer idioma, o inglês possui muitas expressões que podem ser muito úteis na hora de se comunicar. Uma das melhores maneiras de colocar essas expressões em prática é cercando-se cada vez mais do inglês, seja nas aulas, redes sociais, músicas, filmes, séries ou games. Se você quer dicas de como fazer isso, ouça o nosso podcast CNA Cast!