Blog CNA

Sem mico! Você sabe como dizer "Tudo bem" em inglês?

Sem mico! Você sabe como dizer "Tudo bem" em inglês?

Parece simples, mas socializar em outro idioma precisa de atenção!

Iniciar uma conversa nunca é tarefa fácil, mesmo quando fazemos isso em nosso próprio idioma; imagina fazer isso em outro idioma, então! Mas nada funciona tão bem quanto o velho 'oi, tudo bem?'. E, hoje, é exatamente isso que vamos aprender no artigo de hoje: como dizer 'tudo bem?' em inglês!

Imagine só você estar na tão sonhada viagem para o exterior e você perde a oportunidade de socializar, criar laços e até fazer amigos — e por que não um crush? — porque não soube compreender e responder a primeira pergunta da conversa? Esse é até um dos temas do episódio sobre viagens do CNA Cast, o podcast do CNA.

É importante ressaltar que existem diferentes maneiras de perguntar como uma pessoa está, e devemos adequar essa pergunta ao contexto em que estamos inseridos: é uma conversa formal? É um bate-papo informal? Com quem estamos falando: uma senhora de 70 anos ou uma colega num pub?

A forma mais comum, mais conhecida e super coringa de fazer a tal pergunta é 'how are you?', traduzida para 'como você está?. Ela pode ser usada em situações formais ou informais! 

Variações de tudo bem em inglês

Porém, sair da mesmice é algo sempre interessante e importante, ainda mais se você quer demonstrar um nível mais avançado e maior fluência com o inglês. Caso esse seja seu objetivo, preste atenção nas dicas a seguir!

Variações formais

Em contextos formais, como em reunião de negócios, eventos acadêmicos ou, até mesmo, entrevistas de empregos, você pode usar uma das seguintes expressões:

  • How do you do? = Como vai você? - Essa é uma expressão que indica um nível de formalidade muito alto. É reservada quase que exclusivamente para situações altamente profissionais — imagine a Rainha da Inglaterra falando assim — onde a resposta logo introduz o motivo do encontro ou da conversa, por exemplo 'I'm great. I have been considering expanding my business to Asia' (Estou ótimo. Eu venho pensando em expandir meu negócio para a Ásia);
  • Are you well? = Você está bem? - Enquanto nossa expressão anterior garante espaço para uma resposta um pouco mais ampla, aqui o objetivo é o oposto. A resposta ideal poderia ser concisa, como 'Yes, thank you' (Sim, obrigada);
  • How are you keeping? = Como você está se mantendo? - Por último, temos uma expressão que é mais utilizada na terra da Rainha, a Inglaterra. Essa expressão também carrega uma certa impressão de algo antigo e, por isso, acaba sendo bem formal. Como resposta, podemos dizer 'Very well' (Muito bem).

Variações informais

Quando se está entre amigos, entretanto, as expressões citadas acima podem causar estranhamento. Então dê preferência às seguintes expressões:

  • What’s been going on? = O que tem acontecido? - Para essa pergunta, temos, novamente, espaço para dar mais detalhes sobre o que realmente tem acontecido em nossas vidas, então poderíamos responder algo como 'I have been working and studying a lot' (Eu tenho trabalhado e estudado muito');
  • All right? = Tudo certo? - Essa expressão é como a versão informal de 'Are you well?', então as respostas podem ser parecidas. Para responder de maneira mais descontraída, tente 'Everything's ok' (Tudo bem);
  • What are you up to? = O que você está fazendo? - Caso você queira perguntar como um amigo está, mas de uma maneira diferente, essa pode ser a opção perfeita! A pessoa que está prestes a responder à pergunta pode dizer algo parecido com 'Nothing special, I'm just studying' (Nada de especial, só estou estudando).
  • How’s things? = essa é uma expressão pouco conhecida da maioria dos alunos ESL (English as a Second Language = inglês como segunda língua), mas também pode ser utilizada em conversas informais como alternativa para “how are you?”.

Com todas essas opções, é certo que você vai arrasar nas conversas, sejam elas formais ou informais. Se joga! Para mais dicas como essa, acompanhe o CNA em todas as redes sociais.

MATRICULE-SE JÁ
E-MAIL TELEFONE WHATSAPP