Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • “Tudo bem?” em inglês: consiga mais fluência nas conversas

“Tudo bem?” em inglês: consiga mais fluência nas conversas

“Tudo bem?” em inglês: consiga mais fluência nas conversas
Acessibilidade
L L A- A+

“Tudo bem?” em inglês é uma expressão indicada para iniciar muitas conversas. Mas, saber o que vem antes e depois pode diferenciar quem tem mais domínio do idioma.

Iniciar uma conversa nunca é tarefa fácil, mesmo quando fazemos isso em nosso próprio idioma; imagina fazer isso em outro idioma, então!? Mas, nada funciona tão bem quanto o velho 'oi, tudo bem?'.

Em entrevistas de emprego ou até simples socializações, saber falar bem essa expressão tão utilizada pode abrir portas para você. Isso porque, além da questão da fluência no idioma, a expressão “tudo bem?” em inglês demonstra que você tem interesse em conversar com aquela pessoa.

Logo, a depender das palavras utilizadas para perguntar como o outro está, haverá mais ou menos abertura para o diálogo. Socializar em outro idioma é simples, mas precisa de atenção.

Após a leitura deste texto, você saberá as melhores formas para falar “tudo bem?” em inglês e conhecerá as principais expressões e segredos para se comunicar bem durante uma conversa cotidiana.

Boa leitura!

Como melhorar o seu “tudo bem?” em inglês?

Homem e mulher negros conversam em um rooftop

Um ótimo jeito de adquirir mais fluência em um idioma é valorizar conhecimentos que você já tem. Isso faz uma diferença explícita. Afinal, sofisticar um tema que você já domina tem um ponto de partida vantajoso. É o caso do “tudo bem?” em inglês.

Imagine só você estar na tão sonhada viagem para o exterior e perder a oportunidade de socializar, criar laços e até fazer amigos — e por que não um crush? — pois não soube a melhor maneira de fazer a primeira pergunta da conversa?

Há diferentes maneiras de perguntar como uma pessoa está, e devemos adequar essa pergunta ao contexto em que estamos inseridos: é uma conversa formal? É um bate-papo informal? Com quem estamos falando: uma senhora de 70 anos ou uma colega num pub?

A forma popular e super coringa de fazer a tal pergunta é How are you?, traduzida para “Como você está/vai?”. Ela pode ser usada em situações formais ou informais! Confira as variações logo abaixo.

Variações de “tudo bem?” em inglês

Sabemos que você quer sair da mesmice. Afinal, demonstrar um nível mais avançado e maior fluência com o inglês é o objetivo. Quando isso está relacionado a demonstrar mais delicadeza e empatia com alguém, a comunicação pode manter por perto boas amizades. Por isso, preste atenção nas dicas a seguir!

Variações formais

Em contextos mais solenes, como em uma reunião de negócios, eventos acadêmicos ou, até mesmo, entrevistas de empregos, você pode usar uma das seguintes expressões:

  • How do you do? (Como vai (você)?)

Indica um nível de formalidade muito alto. É reservada quase que exclusivamente para situações estritamente profissionais.

Por exemplo, imagine o Rei da Inglaterra falando assim e que o nível de resposta do interlocutor seja: I'm great. I have been considering expanding my business to Asia.  (Estou ótimo. Estou pensando em expandir meu negócio para a Ásia.)

  • Are you well? (Você está/vai bem?)

Enquanto nossa expressão anterior garante espaço para uma resposta um pouco mais ampla, aqui o objetivo é o oposto. A resposta ideal poderia ser concisa, como Yes, thank you.  (Sim, obrigada/o.)

  • How are you keeping? (Como você vai ?)

Muito usada na Inglaterra. Essa expressão também carrega uma certa impressão de algo antigo e, por isso, acaba sendo bem formal. Como resposta, podemos dizer “Very well, thank you.  (Muito bem, obrigado/a.)

Variações informais

Quando se está entre amigos, entretanto, as expressões citadas acima podem causar estranhamento. Então dê preferência às seguintes expressões:

Para essa pergunta, temos, novamente, espaço para dar mais detalhes sobre o que tem realmente acontecido em nossas vidas. Então, poderíamos responder algo como I have been working and studying a lot. (Eu tenho trabalhado e estudado muito.)

  • Is everything all right? (Tudo certo?)

A expressão funciona como a versão informal de Are you well?. Logo, as respostas podem ser parecidas. Para responder de maneira mais descontraída, tente Everything's ok. (Tudo bem.)

  • What are you up to? (O que você está fazendo/tem feito?)

Caso você queira perguntar como um amigo está, mas de uma maneira diferente, essa pode ser a opção perfeita! A pessoa que está prestes a responder à pergunta pode dizer algo parecido com Nothing special/much. I've just been studying. (Nada de especial. Só tenho estudado.)

  • How is/are things? (Como vão/estão as coisas?)

Pouco conhecida da maioria dos alunos ESL (English as a Second Language - Inglês como Segunda Língua), How’s/are things? é ótima para aumentar o seu repertório. Ela pode ser utilizada em conversas informais como alternativa para How are you?.

  • What’s up? (E aí? O que você conta?)

Mega informal e uma expressão que inspirou até aplicativo de troca de mensagens instantâneas, — o famoso WhatsApp. Esse tipo de “Tudo bem?” em inglês é direcionado aos seus amigos íntimos e pessoas próximas. No entanto, também pode ser usada em contextos festivos, em que as pessoas estão mais abertas a se conhecer e conversar.

Uma das músicas mais icônicas da cultura pop-rock dos anos 1990 leva o mesmo nome e vale a pena dar uma conferida logo abaixo.

  • What’s new? (Quais as novidades?)

Por falar em música, você pode fixar o significado e uso de What’s new? ao escutar e descobrir a letra da canção de mesmo nome. Ela é cantada por Maria Bethânia e relata justamente o desejo de saber quais as novidades na vida de uma pessoa.

A pergunta é uma ótima forma de saber se está tudo bem com alguém. Muito usada durante encontros casuais e com pessoas que você não conversava há muito tempo.

  • How is your day? (Como está o seu dia?)

Ótima forma de iniciar uma conversa demonstrando interesse na resposta do outro. A expressão How is your day? é usada para qualquer ocasião que desejamos saber como está sendo o dia da pessoa.

  • How are you feeling today? (Como você está se sentindo hoje?)

Toda vez que quiser perguntar sobre o estado de humor ou de saúde de alguém, use essa expressão. Notou que o colega aparenta não estar bem ou sabe que aconteceu, recentemente, algo que o deixou desanimado? Então, use How are you feeling today?

  • How’s everything? (Como vão as coisas?)

Nesse caso, a pergunta se direciona para quando você sabe que alguém iniciou uma nova fase na vida. Mudanças, lidar com doenças longas, espera por resultados. Em todos esses casos, se você for íntimo da pessoa, pode perguntar How’s everything?

“Tudo bem?” em inglês tem variações ideais para cada momento e contexto da vida de alguém. De toda forma, você sabe que dominar o sentido da expressão, aumentando o seu repertório, pode te abrir portas. Afinal, ser empático em qualquer idioma nunca é demais.

Com todas essas opções, é certo que você vai arrasar nas conversas, sejam elas formais ou informais. Se joga! Para mais dicas como essa, acompanhe o CNA em todas as redes sociais (Instagram, LinkedIn, TikTok, Facebook e YouTube).